Amalgama Companhia de Dança
Amalgama “na alquimia tradicional, é mistura da prima matéria com sal (corpo), enxofre (espírito) e mercúrio (o mensageiro), para a sua sublimação em ouro filosofal; no significado corrente é fusão de elementos diferentes formando um todo; como Companhia procura cruzar as artes na redescoberta do corpo dançante”
Com a divisa de difundir a Arte numa visão holística e universalizante, a Amalgama defende a construção de um tecido emergente, planetariamente consciente eco-responsável onde as Artes fazem parte integrante e vital da existência. Como intuito de sensibilizar para uma Realidade mais onírica e ecohumana, consciente e ancorada em princípios sustentáveis e que honram a Vida de todos os seres. A Amalgama tem vindo a propor uma forma própria de viver a Dança e a dança na Vida.
Nasce em 2000 com o objectivo fundamental de desenvolver, promover e descentralizar a dança aliada a outras artes cénicas, enquanto estrutura de criação artística e de expansão pedagógica e sociocultural. É uma estrutura independente de carácter profissional e de iniciativa não governamental, sediada em Mafra. Teve como pilares estruturantes da sua identidade a Escola Superior de Medicina Chinesa, em Lisboa com a qual partilhou saberes e práticas durante 9 anos; o mecenato do Convento de São Paulo no Redondo – 2ª casa da companhia durante 7 anos – a experiência de 17 anos da Escola de Dança de Mafra, em meio rural e na natureza e os percursos pessoais dos fundadores e de todos os artistas cocriadores que marcaram a sua essência num Corpo Dançante colectivo cruzando Dança | Oriente e Ocidente | Tradição e Contemporaneidade | Multiculturalidade e Interdisciplinaridade | Espiritualidade Natural | Natureza Viva | Património.
Uma Escola de Artes e do Ser.
Em território nacional e internacional, o trabalho da Amalgama desenvolve-se em 3 ramos principais: a Amalgama Companhia com o trabalho de autor na área da criação artística, a Amalgama Academia com foco na Metodologia Movimento Amalgama de formação artística e desenvolvimento pessoal e a Amalgama Pontes Internacionais | Plataformas Multiculturais.
CRIAÇÃO
Ao nível da Criação – espectáculos, performances, tertúlias, cocriações, festivais, patrimónios material e imaterial e natureza performing landart, sitespecific – a Amalgama é caracterizada por um trabalho de parcerias e espectáculos multidisciplinares em fusão com lugares históricos e de carga simbólica, na activação de patrimónios materiais e imateriais, ligada à Natureza, às suas forças vivas, e na direcção de uma Arte integrada na consciência do Tempo em que vivemos a que chamamos Eco Human Performing Art com características únicas que a identificam.
Quanto ao público destinatário os espectáculos são, na maioria, acolhidos tão bem por jovens e crianças, como por adultos, pois além de serem caracterizados pela sua mensagem onírica e simbólica, são também sempre de cariz universal e intemporal.
FORMAÇÃO
Ao nível da Formação – cursos intensivos anuais, retiros, laboratórios, oficinas e aulas regulares dirigidas à comunidade. A Amalgama desenvolveu, estruturou e validou em mestrado ( 2009) ©Movimento Amalgama, uma metodologia alquímica, holística e sistémica na formação artística e no desenvolvimento pessoal.
Após diversos processos de análise do trabalho em campo, numa prática regular transversal e adaptada a diferentes grupos – adultos, crianças, idosos, com ou sem necessidades especiais. Esta é a matriz do seu trabalho em contínuo processo e evolução, permeável a outras correntes filosóficas, pedagógicas, técnicas, princípios e linguagens que lhe sejam complementares.
Acreditamos numa urgência e renovada consciência sobre o papel da Dança na sociedade e na formação do SER.
Dizemos nós, que conhecemos bem a AMALGAMA, que a prática regular destas aulas produz um efeito muitíssimo benéfico a todos os níveis: conecta-nos com a nossa essência, com os outros e com o mundo; amplia as nossas perceções, capacidades e consciência; apazigua e energiza o nosso corpo e a nossa mente; estimula o ímpeto de uma expressão livre e criadora; e reacende o fogo de ser arte em vida, afinando a pulsão ética e estética de fluir na torrente dos grandes ideais que sempre nortearam a humanidade: o “bem”, o “belo” e o “sensível”. (Rita Fouto)
Em 2018 a Amalgama, com a direcção de Sandra Battaglia, criou o método ©DanceFulness | Amalgama, uma corrente única e pioneira entre o corpo ser Dançante e a Presença Plena. Contribuindo para uma actualização da Dança a um novo Tempo.
PONTES
Nas Pontes Internacionais | Plataformas Internacionais e Multiculturais, onde desenvolve uma diversidade de projetos interdisciplinares e mobilidade de artistas.
No percurso internacional, é de relevar o trabalho que tem desenvolvido além-Mar, nomeadamente com Macau. Em 2011, com Sandra Battaglia, a Amalgama internacionalizou os seus objetivos. Criou e desenvolveu a Plataforma internacional UNITYGATE – Pontes e intercâmbios interculturais entre Ocidente e Oriente, com programas anuais em Portugal e Macau. Estas pontes estenderam-se já até Hong Kong, Guangdong, Taiwan, Miami (2011- 19)
Outras Plataformas
Palco do Mundo ( 2013-presente)
Lisbon Dance Platform ( 2018/20)
Mafra Dance Festival ( 2022-presente)